SOLUCIONES INNOVADORAS Y SOSTENIBLES EN LA AGRICULTURA UNA PRIORIDAD PARA LA CIENCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.31591

Resumen

La investigación agronómica es una de las principales vías para garantizar la seguridad alimentaria de esta y las futuras generaciones con miras a proporcionar una agricultura sostenible. En este contexto, es con gran satisfacción que presentamos la nueva edición especial de la “Revista Internacional de Investigación y Ciencia de Resiliencia Ambiental”, titulada Agronomia e Sustentabilidade. Esta edición es el resultado tanto del III Simposio Internacional de Agronomía y Sostenibilidad de la UNASP-EC, como de una alianza entre universidades brasileñas: Centro Universitário Adventista de São Paulo Campus Engenheiro Coelho - UNASP, Universidad del Estado de Paraná Occidental - UNIOESTE, el Centro Fundación Assis Gurgacz - FAG, y con la Universidad Adventista de Chile - UNACH. La búsqueda de soluciones innovadoras y sostenibles en agricultura ha sido una prioridad para investigadores de todo el mundo. En este contexto, nuestra revista científica presenta en este número una serie de artículos que abordan distintos aspectos de la investigación agronómica sostenible.

Biografía del autor/a

Walter Augusto Fonseca de Carvalho , Centro Universitário Adventista de São Paulo Campus Engenheiro Coelho - UNASP

É coordenador do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Adventista de São Paulo, tendo participado ativamente no processo de implantação do curso. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1986) e as seguintes pós-graduações: Doutor em Estatística pela universidade estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal de Goiás (2001); Especialização de Inovação Didática no Ensino Superior - Metodologias Ativas Especialização em Matemática Pura(1998); Especialização em Engenharia de Irrigação (1989); Especialização em Extensão Rural(1987); Tem experiência profissional na área de Matemática e ênfase com ênfase em Experimentação Agronômica, Probabilidade e Processos Estocásticos, a área de pesquisa atual é Processos de Renovação. Tem larga experiência na docência tendo lecionado as disciplinas de Geometria Analítica, Álgebra Linear, Métodos Numéricos, Cálculo Diferencial e Integral, Probabilidade e Estatística, Estatística Experimental e Hidráulica. É membro titular da Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura do Estado de São Paulo.

Irene, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

É Pós-doutora em Educação com foco em Internacionalização e Redes Internacionais de Pesquisa, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (concluído em 2021). É Bolsista de Produtividade para Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), do CNPq (Ministério da Educação do Brasil). Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e Recursos Hídricos pela UFPR (2007). Coordenadora da Resilience Climate International Research Network ? RIPERC (2019-atual). Editora-chefe do International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS e faz parte do Conselho Editorial da Editora Unioeste - Edunioeste. É pesquisadora e professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, desde 1993. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste (2013-atual) e do Curso de Ciências Biológicas da Unioeste - Campus Cascavel -Paraná. Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres da UNIOESTE- CEPED UNIOESTE (2014-atual) e Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental - LABHEA/UNIOESTE (2008-atual). É representante da Unioeste como membro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) (2017-atual); Membro da Câmara Técnica de Urbanismo do Conselho de Desenvolvimento de Cascavel; Membro do Conselho Gestor de Educação Ambiental do Governo do Estado do Paraná; Participa como facilitador da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), da Rede de Educação Ambiental da Região Sul (REASUL) e da Rede Paranaense de Educação Ambiental (REA-PR). Autora de livros e inúmeros artigos. Consultor Ad hoc de Periódicos Nacionais, Fundação Araucária e Projetos Universitários. Orientador de Teses, Dissertações, Monografias e Formação de Professores (PDE). 

Reginaldo Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Diretor do Núcleo de Inovações Tecnológica da Unioeste (NIT) 2020/2022); RID CNPq MAI/DAI 12/2020; Bolsista Produtividade do CNPQ 1D; Pro Reitor de Pós Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Oeste do Parana (2019). Coordenador do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste (2017-2019); Coordenador do Programa de Pos Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura (2016/2017). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), graduação em Licenciatura Em Disciplinas Especializadas no Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Pos Doutorado em Agronomia (2013-2015) Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"; Universidade. Foi Coordenador do Curso de Agronomia da Faculdade Assis Gurgacz de 2004 a 2012. Pós doutorado Engenharia Agrícola (2013-2015) FEAGRI/UNICAMP; Responsável pelo Laboratório de Biocombustíveis - Unioeste e pela Estação Meteorológica. rt - 40 Tide. Professor Associado C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Publicado

30-03-2023 — Actualizado el 27-07-2023

Versiones

Cómo citar

CARVALHO , W. A. F. de; IRENE; FERREIRA DOS SANTOS, R. SOLUCIONES INNOVADORAS Y SOSTENIBLES EN LA AGRICULTURA UNA PRIORIDAD PARA LA CIENCIA. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–2, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i1.31591. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/31591. Acesso em: 20 may. 2024.