Quilombolas de Mata Cavalo: ressignificando a escola, a cultura e a natureza
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i1.32459Resumen
No quilombo de Mata Cavalo, comunidades lutam pela preservação de sua identidade e conquista definitiva de seu território, onde resistem à margem da sociedade. Vitimados pelo poder hegemônico das políticas excludentes, permanecem enfrentando invasões de fazendeiros, perdendo meios de subsistência para as monoculturas do agronegócio, para a poluição dos rios e outros prejuízos ambientais que desencadearam o colapso climático atual. Enfrentaram a COVID-19 com atraso às vacinas, sofreram para se manterem em isolamento social e garantir condições de sobrevivência, pois sua força para resistir aos embates socioambientais sempre esteve fundamentada na articulação coletiva. Mesmo após o retorno às atividades presenciais, a evasão escolar foi significativa e muitos estudantes optaram por garantir a renda familiar, abandonando a escola. Após um período de grandes dificuldades em acessar os estudos, estes jovens têm enfrentado desafios na adaptação ao “novo ensino médio”, mesmo com a implantação de disciplinas eletivas relacionadas à cultura quilombola. A metodologia investigativa foi o Mapa Social, estimulando narrativas coletivas e individuais. Em meio à preservação da natureza como tática de resistência, este povo permanece resistindo com sua cultura ancestral na escola e arredores, legitimando o desejo por visibilidade e dias melhores.
Palavras-Chave: Quilombo de Mata Cavalo. Colapso climático. Mapa Social. Cultura. Natureza.
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Derechos de autor 2024 Revista Internacional de Investigación y Ciencia de la Resiliencia Ambiental

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