A Educação Ambiental e a avalição diagnóstica

Os resultados em Ciências da Natureza na 3ª edição da Prova Paraná 2023

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i1.34181

Resumen

O presente artigo analisa a eficácia do trabalho com a Educação Ambiental nas escolas por meio da Prova Paraná, avaliação diagnóstica aplicada nas escolas das redes municipais e estaduais de educação do estado. A fundamentação teórica desta pesquisa pautou-se na análise do desempenho dos estudantes em temas de Educação Ambiental nos itens de Ciências da Natureza da terceira edição da prova em 2023. Foram avaliados itens distribuídos entre os componentes curriculares de Ciências e Biologia. Em Ciências, o índice geral de acertos foi de 53%, enquanto em Biologia foi de 40%. Os resultados mostram que conteúdos relacionados a doenças veiculadas pela água, ar e solo obtiveram melhores índices de acerto, enquanto itens sobre poluição e relações ecológicas apresentaram maiores dificuldades. A pesquisa conclui que, para melhorar o aprendizado, é necessário focar mais nas temáticas de poluição, relações ecológicas e impactos ambientais, pois estes apresentaram maiores desafios para os estudantes. Estes resultados são fundamentais para orientar ações pedagógicas que promovam uma Educação Ambiental mais efetiva e integrada ao currículo escolar, visando a formação de cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades socioambientais.

Biografía del autor/a

Anelissa Carinne dos Santos Silva, Seed - PR

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena - UTP (2007); Esp. em Educação Ambiental - IBPEX (2009); Esp. em Metodologia do Ensino de História e Geografia - Facinter (2012); Esp. em Política e Sociedade - Faculdade São Luís (2018). Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - UFPR (2020). - Técnica pedagógica (coord de Avaliação - SEED/PR): elaboração de itens de avaliação diagnóstica; Atuou na coord. de Currículo: material de apoio na plataforma "RCO+Aulas", dentre outras demandas; - Participação no Comitê de Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Paraná (Resolução n.8.997/2023 - GS/SEED); - Participação (bolsista) em projeto de pesquisa: formação docente em museus, CNPQ/UFPR. - Atendeu visitantes do Parque da Ciência Newton Freire Maia, museu de Divulgação Científica da Secretaria de Educação do Paraná. Lecionou em colégios públicos da região, em disciplinas como Ciências e Biologia, Educação Ambiental e Física. 

Maria Cristina Dias Bittencourt, Secretaria de Educação do Paraná

Coordenadora de Educação Ambiental, Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Publicado

30-05-2025

Cómo citar

SILVA, A. C. dos S.; DIAS BITTENCOURT, M. C. A Educação Ambiental e a avalição diagnóstica: Os resultados em Ciências da Natureza na 3ª edição da Prova Paraná 2023. Revista Internacional de Investigación y Ciencia de la Resiliencia Ambiental, [S. l.], v. 7, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ijerrs.v7i1.34181. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/34181. Acesso em: 14 jul. 2025.