COVID-19: LIÇÕES PARA UMA CULTURA DE PREVENÇÃO DE RISCO
DOI :
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i3.28533Résumé
A pandemia da COVID-19 mostrou que existem pessoas que ignoram a sua própria conduta de risco. Houve diferentes formas de enfrentamento e os resultados ao longo do tempo mostraram que aqueles que tiveram maior percepção de risco, por estarem calcados no aprendizado adquirido em experiências anteriores, obtiveram melhores resultados, e vice-versa. As resistências às medidas de enfrentamento se deram por conta da incapacidade dos indivíduos de perceberem os riscos, redundando num comportamento perigoso para si e para toda a sociedade. Isso mostra a falta que faz uma sociedade envolta numa cultura de prevenção de riscos. Com base no similarmente já vivido, é feita uma abordagem sobre fatos envolvendo a pandemia, de onde se extrai, conclusivamente, que a falta da noção de risco contribuiu para os efeitos indesejados. Conclui-se que a pandemia serve de base para mudança comportamental em vista dos riscos evitáveis.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés International Journal of Environmental Resilience Research and Science 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.