UMA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DO LIVRO TRAGÉDIA EM MARIANA – SERRA CRISTINA
DOI :
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i3.30153Résumé
O livro jornalístico publicado em 2018 pela jornalista e escritora Cristina Serra, sobre o desastre causado pelo rompimento da barragem de Fundão no dia 05 de novembro de 2015 em Minas Gerais. O livro, rico em detalhes de uma escritora que cobriu o desastre como jornalista à época dos fatos, contém um compilado jornalismo investigativo com toques de um estudo sociológico, entrevistas com os principais atores dos pós rompimento e com pessoas comuns das comunidades atingidas dão ao livro uma riqueza de detalhes suficientes para realizarmos aqui uma análise baseada no conceito da imaginação sociológica. Esta imaginação levou a um olhar pautado no histórico de exploração dos recursos naturais na região, histórico este que permite uma nova reflexão das causas do desastre. Nesse novo enfoque é possível ver que as causas do desastre relatadas no livro da Cristina Serra não são a fonte por si só, mas sim culminaram no clímax de um conjunto de causas iniciadas no Brasil colonial perpetuadas e adaptadas através dos séculos, que no ano de 2013 deram causa ao maior desastre ambiental do Brasil.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés International Journal of Environmental Resilience Research and Science 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.