Ambientalização Curricular no Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32338

Résumé

O estudo visou analisar a presença da Ambientalização Curricular no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pesquisa qualitativa adotada configurou-se como um estudo de caso explicativo, utilizando técnicas de coleta de dados como pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Onze docentes e dois coordenadores do curso foram entrevistados, representando disciplinas selecionadas na matriz curricular. A análise dos dados seguiu as 10 categorias propostas pela Rede ACES para obter um currículo ambientalizado. Embora a estrutura curricular do curso possibilite a incorporação das categorias da ambientalização, os docentes destacaram desafios consideráveis na integração de práticas pedagógicas necessárias para explorar todas as 10 categorias nos Componentes Curriculares analisados. As dificuldades mencionadas estão relacionadas à restrição da carga horária disponível, disciplinas predominantemente teóricas e econômicas, e à falta de especialização em educação ambiental por parte do corpo docente. Apesar desses obstáculos, os docentes demonstraram empenho em suas práticas de ensino, reconhecendo a importância de formar profissionais conscientes da temática ambiental e comprometidos com o desenvolvimento sustentável em suas atividades profissionais

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Publié-e

11-09-2024

Comment citer

MENECH, L. F. de; BORGES, C. L. P. Ambientalização Curricular no Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul. Journal Internationale de Recherche et de Science sur la Résilience Environnementale, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v6i3.32338. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32338. Acesso em: 15 juill. 2025.