A Horta Escolar como Instrumento de Educação Alimentar e Nutricional no Ensino da Geografia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32438

Résumé

Há a compreensão da importância da alimentação para o crescimento intelectual e para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo e por isso, com o objetivo de estimular e orientar os alunos e seus familiares sobre as vantagens de uma alimentação adequada e saudável para melhoria da qualidade de vida, bem como a produção de conhecimentos científicos, realizou-se um trabalho nas aulas de Geografia por meio do cultivo de uma horta escolar. Para tanto, foram desenvolvidas, com alunos do 5º ano de uma escola municipal de Marechal Cândido Rondon no Paraná, várias atividades que com a interação entre alunos, pais e outros membros da comunidade escolar voltadas para a formação de valores e conhecimentos acerca da Agroecologia com vista à uma educação alimentar. Como resultados, verificou-se que com o cultivo da horta orgânica na escola, foi possível discutir práticas sustentáveis, preparação dos canteiros, adoção de adubo orgânico e materiais recicláveis para o plantio de mudas de hortaliças, ervas medicinais, temperos, entre outros. Considerou-se que com esforço e união, a intervenção pedagógica foi desenvolvida com êxito, possibilitando uma nova visão em relação à Agroecologia, conservação do meio ambiente, alimentação saudável e qualidade de vida.

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Publié-e

22-12-2023

Comment citer

FATIMA, S.; NUNES, G.; GARCIA, J. R. N. A Horta Escolar como Instrumento de Educação Alimentar e Nutricional no Ensino da Geografia. Journal Internationale de Recherche et de Science sur la Résilience Environnementale, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v6i3.32438. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32438. Acesso em: 12 juin. 2025.