USO DE GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PARA DELIMITAÇÃO E MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO MUNICÍPIO DE BONITO - MS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30573Resumo
As áreas de preservação permanente (APPs) têm um papel fundamental na manutenção da biodiversidade e na qualidade ambiental dos recursos naturais. A aplicação das técnicas de geoprocessamento para identificação e zoneamento das APPs, e para determinação aptidão do uso das terras possibilita uma melhor fiscalização e planejamento do uso racional dos recursos água e solo. Diante disto, o objetivo deste trabalho é identificar e delimitar e monitorar as áreas de preservação permanente de cursos d'água, bem como, a mudança do uso da terra da Bacia Hidrográfica do município de Bonito - MS, com vistas a sua ocupação racional e identificação de possíveis áreas de conflito do uso do solo e água. Para isto, foram utilizados dados de imagens orbitais, bases cartográficas, e edafoclimáticas, para gerar o mapeamento específico das APPs de cursos d´água, por meio de técnicas de geoprocessamento. Os resultados obtidos permitiram identificar e espacializar as áreas de preservação permanente, bem como os diferentes usos do solo para o período 1985 e 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.