Comparação dos usos da Água nas Atividades Econômicas Outorgadas e Dispensadas na Bacia dos Rios Branco e Colorado, Rondônia-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32375

Resumo

Os usos insignificantes, que independem de outorga, foram previstos na Lei Federal nº 9.433 de 1997, e em Rondônia na Lei Complementar nº 255 de 2002, definindo os usos de água que dependem de outorga, bem como aqueles considerados insignificantes e dispensáveis de outorga, mas que precisam ter um cadastro de uso da água. O objetivo desse estudo é conhecer quais são estes usos insignificantes e quais as principais atividades relacionadas, além de realizar comparativo com as atividades econômicas outorgadas, tendo a área do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Branco e Colorado (CBH-RBC-RO), e suas variadas ocupações da terra e da água, como local de estudo. Foram utilizadas bibliografias e documentos publicados sobre os usos de recursos hídricos na região do CBH-RBC-RO e dados secundários obtidos junto ao órgão gestor em Rondônia, analisados pela metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977). Com as informações levantadas observou-se que os municípios de Alta Floresta D’Oeste e Alto Alegre dos Parecis ocuparam o primeiro e segundo lugares das maiores demandas de outorgas e usos insignificantes. Os destaques para utilização da água vão para irrigação, dessedentação animal e aquicultura. As captações superficiais também se mostraram muito mais requeridas que as subterrâneas.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

SANT’ ANNA, D. C. O.; CARAMELLO, N. D. A.; FIGUEIREDO, D. M. de. Comparação dos usos da Água nas Atividades Econômicas Outorgadas e Dispensadas na Bacia dos Rios Branco e Colorado, Rondônia-Brasil. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i3.32375. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32375. Acesso em: 19 out. 2024.