Investigação de como japoneses leitores de inglês como segunda língua reagem a nomes próprios

Autores

  • Kimberly Klassen Tokyo Woman's Christian University

DOI:

https://doi.org/10.48075/odal.v3i6.29367

Palavras-chave:

leitores de segunda língua, nomes próprios, análises lexicais, entrevista, leitura em voz alta

Resumo

Um dos pressupostos das pesquisas sobre ensino de vocabulário e leitura de segunda língua (L2) é o de que os leitores de L2 podem facilmente entender os nomes próprios que encontram, embora falte fundamentação empírica para esta conjectura. O objetivo deste estudo é investigar como leitores japoneses de L2 inglês percebem e reagem a nomes próprios. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com leitores japoneses de L2 inglês de baixa intermediação (N = 4) para investigar quais são os fatores afetivos envolvidos ao encontrar nomes próprios desconhecidos em textos; que estratégias eles usam ao encontrar novos nomes e qualquer outra dificuldade que tenham para o processamento adequado de nomes. Os participantes também foram solicitados a ler em voz alta um pequeno texto e relatar as referências de vários nomes próprios, usando uma versão modificada do Protocolo do Pensamento em voz alta (think-aloud protocol). Foi constatado que a principal fonte de confusão para os entrevistados estava relacionada com a inexperiência com nomes próprios; ou seja, incerteza sobre quais nomes próprios são sobrenomes, prenomes ou apelidos; qual é o gênero; e como é a fonologia dos nomes próprios. Os participantes também relataram várias estratégias que utilizam quando encontrar nomes próprios novos, tais como fazer pesquisas on-line e usar pistas contextuais e ortográficas. Os resultados mostram que é temerário pressupor que nomes próprios desconhecidos nunca pode ser fonte de dificuldade para os leitores de inglês como L2.

Referências

Akamatsu, N. (2003). The effects of first language orthographic features on second language reading in text. Language Learning, 53, 207-231. https://doi.org/10.1111/1467-9922.00216

Anderson, J. M. (2007). The grammar of names. Oxford University Press.

Batuman, E. (2010). The possessed: Adventures with Russian books and the people who read them. Granta.

Bensoussan, M., & Laufer, B. (1984). Lexical guessing in context in EFL comprehension. Journal of Research in Reading, 7(1), 15-32. https://doi.org/10.1111/j.1467-9817.1984.tb00252.x

Birch, B. M. (2007). English L2 reading: Getting to the bottom (2nd ed.). Lawrence Erlbaum Associates.

Brennen, T. (1993). The difficulty with recalling people's names: The plausible phonology hypothesis. Memory, 1(4), 409-431. https://doi.org/10.1080/09658219308258246

Cobb, T. (2010). Learning about language and learners from computer programs. Reading in a Foreign Language, 22(1), 181-200.

Cook, V., & Bassetti, B. (2005). Second language writing systems. Multilingual Matters Ltd.

Crystal, D. (2006). Words, words, words. Oxford.

Dornyei, Z. (2007). Research methods in applied linguistics. Oxford University Press.

Frege, G. (1892 [1960]). On sense and reference. In P. Geach & M. Black (Eds.), Translations from the philosophical writings of Gottlob Frege (pp. 56-78). Blackwell.

Goodman, K. S. (1969). Analysis of oral reading miscues: Applied psycholinguistics. Reading Research Quarterly, 5(1), 9-30. https://doi.org/10.2307/747158

Grabe, W. (2009). Reading in a second language: Moving from theory to practice. Cambridge University Press.

Hatch, J. A. (2002). Doing qualitative research in education settings. State University of New York Press.

Horst, M. (2013). Mainstreaming second language vocabulary acquisition. The Canadian Journal of Applied Linguistics, 16(1), 171-188.

Hu, M. H., & Nation, I. S. P. (2000). Unknown vocabulary density and reading comprehension. Reading in a Foreign Language, 13(1), 403 - 430.

Huckin, T., & Bloch, J. (1993). Strategies for inferring word meaning in context: A cognitive model. In T. Huckin, M. Haynes, & J. Coady (Eds.), Second language reading and vocabulary learning. Ablex Publishing Corp.

Hulstijn, J. H. (1993). When do foreign-language readers look up the meaning of unfamiliar words? The influence of task and learner variables. The Modern Language Journal, 77(2), 139-147. https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1993.tb01957.x

Hulstijn, J. H. (2001). Intentional and incidental second language vocabulary learning: A reappraisal of elaboration, rehearsal and automaticity. In P. Robinson (Ed.), Cognition and second language instruction. Cambridge University Press.

James, L. E., & Fogler, K. A. (2007). Meeting Mr Davis vs Mr Davin: Effects of name frequency on learning proper names in young and older adults. Memory, 15(4), 366-374. https://doi.org/10.1080/09658210701307077

King, J. (2013). Silence in the second language classrooms of Japanese universities. Applied Linguistics, 34(3), 325 - 343. https://doi.org/10.1093/applin/ams043

Klassen, K. (2021). Second language readers’ use of context to identify proper names. The Reading Matrix, 21(2), 85-105.

Klassen, K. (2022). Proper name theory and implications for second language reading. Language Teaching, 55, 149-155. https://doi.org/10.1017/S026144482100015X

Kobeleva, P. (2012). Second language listening and unfamiliar proper names: Comprehension barrier? RELC Journal, 43(1), 83-98. https://doi.org/10.1177/0033688212440637

Koda, K. (1995). Cognitive consequences of L1 and L2 orthographies. In I. Taylor & D. Olson (Eds.), Scripts and literacy (pp. 311-326). Kluwer.

Koda, K. (1996). L2 word recognition research: A critical review. Modern Language Journal, 83, 51-64. https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1996.tb05465.x

Lyons, J. (1977). Semantics (Vol. 1). Cambridge University Press.

Mill, J. S. (1865). A system of logic, ratiocinative and inductive (6th ed., Vol. 1). Longmans, Green and Co.

Nagy, W. E., & Anderson, R. C. (1984). How many words are there in printed school English? Reading Research Quarterly, 19(3), 304-330. https://doi.org/10.2307/747823

Nassaji, H. (2003). L2 vocabulary learning from context: Strategies, knowledge sources, and their relationship with success in L2 lexical inferencing. TESOL Quarterly, 37, 645-670. https://doi.org/10.2307/3588216

Nation, I. S. P. (2006). How large a vocabulary size is needed for reading and listening? The Canadian Modern Language Review, 63, 59-82. https://doi.org/10.3138/cmlr.63.1.59

Sanford, A. J., Moar, K., & Garrod, S. (1988). Proper names as controllers of discourse focus. Language & Speech, 31, 43-56.

Shcherba, L. V. (1940 [1995]). Opyt obshchei teorii leksikografii [Towards a general theory of lexicography]. International Journal of Lexicography, 8(4), 314-350. (1995) (1940)

Strawson, P. F. (1950). On referring. Mind, 59(235), 320-344. https://www.jstor.org/stable/2251176

Van Langendonck, W. (2007). Theory and typology of proper names. Mouton de Gruyter.

Wray, A., & Bloomer, A. (2012). Projects in linguistics and language studies (3rd ed.). Hodder Education.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Como Citar

KLASSEN, K. Investigação de como japoneses leitores de inglês como segunda língua reagem a nomes próprios. Onomástica desde América Latina, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 77–106, 2022. DOI: 10.48075/odal.v3i6.29367. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/onomastica/article/view/29367. Acesso em: 24 abr. 2024.