A ocorrência de historiotopônimos nas ruas de Marechal Cândido Rondon
DOI:
https://doi.org/10.48075/odal.v0i0.27311Palabras clave:
Toponomástica, Historiotopônimos, Semântica do Acontecimento.Resumen
Os topônimos podem revelar aspectos da cultura e da sociedade de uma localidade. Mediante isto, juntamente ao interesse em desvendar curiosidades acerca da nomeação das ruas de Marechal Cândido Rondon, município da região oeste do Paraná, objetivamos investigar acontecimentos e fatos que possam ter contribuído para a escolha dos historiotopônimos das ruas da cidade constituídas por datas, além de interpretar suas enunciações, que expressam preferência às datas selecionadas. Para isto, empregamos a abordagem qualitativa e as metodologias bibliográfica e documental, uma vez que realizamos revisão de literatura com pressupostos teóricos da Toponomástica (DICK, 1992; ISQUERDO, 1997; SEIDE, 2010; BRANDÃO & ABBADE, 2016), e da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002), a investigação e listagem dos historiotopônimos, bem como a coleta de informações históricas sobre a formação do município. Utilizamos um corpus formado por 14 historiotopônimos, dos quais 7 rememoram acontecimentos e comemorações nacionais, 4 estão vinculados a fatos e personalidades importantes da localidade, enquanto 3 não foram relacionados a nenhum acontecimento. Constatamos que a enunciação dos historiotopônimos nacionais está vinculada ao interesse em afirmar o município como pertencente à nação, enquanto os historiotopônimos relacionados a personalidades da história do município tinham a intenção de contribuir para caracterizá-lo como uma cidade alemã.
Citas
Acontecimentos históricos do dia 9 de agosto. Memória Rondonense. Recuperado em 01 de fevereiro, 2021, de http://www.memoriarondonense.com.br/calendario-historico-single/08/9/.
Acontecimentos históricos do dia 25 de março. Memória Rondonense. Recuperado em 01 de fevereiro, 2021, de http://www.memoriarondonense.com.br/calendario-historico-single/03/25/.
Brandão, A. S. & Abbade, C. M. S. (2016) Os antropotopônimos na Bahia de Todos os Santos: uma análise social e linguística. Revista GTLex, 1(2), 312-325, recuperado em 08 de abril, 2021, de http://www.seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/35159.
Carvalhinhos, P. de J., & Antunes, A. M. (2007). Princípios teóricos de toponímia e antroponímia: a questão do nome próprio. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro.
Chizzotti, A. (1998) Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez.
Dick, M. V. P. A. (1992) Toponímia e antroponímia no brasil: coletânea de estudos. São Paulo: FFLCH-USP.
Faggion, C. M., Dal Corno, G. O. M. & Frosi, V. M. (2009) Topônimos de Bento Gonçalves: motivação e caracterização. MÉTIS: História e cultura, 7(13), 277-298, recuperado em 04 de abril, 2021, de http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/704/510.
Faggion, C. M., Misturini, B., Dal Pizzol, E. V. Ideologias no ato de nomear: a toponímia revelando mudanças nas relações de poder de uma comunidade. ENTRELETRAS, Araguaína/TO, v. 4, n. 2, p. 10-30, ago./dez. 2013, recuperado em 22 de junho, 2021, de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/987/526.
Frai, P. H. (2016). Motivação para a escolha de um segundo nome na antroponímia rondonense. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade). Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Guimarães, E. (2002). Semântica do Acontecimento. Campinas-SP: Pontes.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020) Tabelas de estimativas populacionais para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros em 01.07.2020. Rio de Janeiro, RJ: IBGE. Recuperado em 16 de abril, 2021, de https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2020/estimativa_dou_2020.pdf.
Isquerdo, A. N. (1997) A toponímia como signo de representação de uma realidade. Fronteiras - Rev. História UFMS 1(2), 27-46, recuperado em 14 de abril, 2021, de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12920/6281.
Kerkhoven, R. C. & Seide, M. S. (2018) Os nomes de edifícios em Marechal Cândido Rondon: estudo exploratório. Revista Linguasagem, 28(1), 365-387, ISSN: 1983-6988, recuperado em 12 de abril, 2021, de http://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/378/223.
KRIPKA, R. M. L., SCHELLER, M. & BONOTTO, D. de L. (2015) Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones UNAD, 14 (2), 55-73, recuperado em 12 de abril, 2021, de https://core.ac.uk/download/pdf/322589335.pdf.
Lista de ruas em Marechal Cândido Rondon. Ruas do Brasil. Recuperado em 29 de janeiro, 2021, de https://ruas-brasil.openalfa.com/marechal-candido-rondon.
Mendes, C. M., Souza, J. & Silva, S. M. R. D. (2020) A noção de acontecimento à luz da Análise do Discurso, da Semântica do Acontecimento e da Semiótica Tensiva. Linguagem em (Dis)curso – LemD, 20 (1), 179-195, recuperado em 14 de abril, 2021, de http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6667/4906.
Ruppenthal, D. S. (2021) Nomeação de escolas como homenagem à histórica local do município paranaense de Marechal Cândido Rondon. Onomástica desde América Latina, 2 (3), 154-176, ISSN 2675-2719. Recuperado em 12 de abril, 2021, de https://doi.org/10.48075/odal.v0i0.25692.
Seide, M. S. (2010). Nomes de lugares: o viés enunciativo e o viés onomástico. In: A. N. Isquerdo. As Ciências do Léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, 117-133, recuperado em 03 de fevereiro, 2021, de http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/eventos/gtlex/viiengtlex/resumos_expandidos/marciaSipaviciusSEIDE.pdf.
Seide, M. S, & Lucas, P. (2018). Os topônimos comerciais da cidade de Naranjal, Paraguai. Confluência, 1(54), 164-195. doi:http://dx.doi.org/10.18364/rc.v1i54.238
Silva, B. N. & Seide, M. S. (2017) Desigualdade de gênero na toponímia: um estudo exploratório. Revista GTLex, 3(1), 133-145. ISSN: 2447-9551. DOI: 10.14393/Lex5-v3n1a2017-8.
Sousa, A. & Martins, R. M. (2017) A motivação toponímica na escolha dos nomes geográficos de origem indígena da zona rural da região do baixo Acre. Revista Tropos, 6(2), 1-16, recuperado em 14 de abril, 2021, de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1291.
Tozoni-Reis, M. F. D. (2009) Metodologia da Pesquisa. (2a ed.) Curitiba: IESDE Brasil S.A.
Weirich, U. L. (2004) História e atualidades: perfil de Marechal Cândido Rondon. Marechal Cândido Rondon: Germânica.
Wolfart, C (2014). ACARPA e CLUBE 4-S: a modernização da agricultura em Marechal Cândido Rondon/PR (1960-1970). Revista Vernáculo, 34(1). DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rv.v0i34.37199.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Onomástica desde América Latina

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de derechos de autor de Creative Commons
Política de revistas de acceso abierto
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Autoridades obligatorias para asumir compromisos, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (ej. Publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en la página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).
Licencia Creative Commons
Este trabajo tiene la licencia de Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, que permite compartir, copiar, distribuir, mostrar, reproducir, un todo o partes, siempre que no tenga un propósito comercial y sea citado por los autores y una fuente.