A visão de estudantes concluintes do Ensino médio sobre fungos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26046
Agências de fomento

Palavras-chave:

Fungos, Ensino de Micologia, Ensino Médio, Percepção dos Alunos, Percepção Pública da Ciência

Resumo

Resumo: O presente estudo trata-se de uma investigação sobre as percepções que os estudantes concluintes do ensino médio apresentam dos fungos. Acredita-se que a escolha pelo público-alvo em questão possa oferecer indícios das possíveis contribuições da escola no que se refere ao ensino de micologia, já que o estudante está prestes a finalizar a educação básica. A pesquisa foi realizada no município de Diadema/SP e contou com a participação de 305 estudantes de escolas públicas e privadas, que responderam um questionário de pesquisa sobre o tema. A análise dos resultados evidenciou que a maioria dos estudantes exibe uma visão dos aspectos negativos a respeito dos fungos, de forma a associá-los, predominantemente, a organismos causadores de doenças e exibindo pouco conhecimento da importância ecológica e econômica desses organismos. Uma concepção errônea comum entre os estudantes é a de que fungos são bactérias, não havendo diferenças entre esses organismos. É possível considerar também, que para uma parcela significativa dos estudantes, não é fácil ou natural falar sobre fungos, o que claramente evidencia a falta de familiaridade e conhecimento sobre o tema. Dessa forma, espera-se que os resultados desta pesquisa fomentem e contribuam com discussões que visem melhorar a qualidade do ensino de biologia nas escolas, especialmente quando o assunto em questão forem os fungos.

Palavras chave: Fungos; Ensino de Micologia; Ensino Médio; Percepção dos Alunos; Percepção Pública da Ciência. 

 

The view of high school students about fungi

Abstract: The present study is aimed to investigate the perceptions of graduating high school students on fungi. Choosing this target audience is justified because they may provide evidence of the possible contributions of science education regarding the teaching of mycology, once the student is about to conclude basic education. It is important to underline that the research was developed in the city of Diadema, São Paulo state, Brazil, where 305 students from public and private schools were engaged by answering a research survey on the subject. The analysis of the results showed that most students have a negative view of fungi, and they associate them mostly with disease-causing organisms and show little knowledge of the ecological and economic importance of these beings. Another clear association that comprises the students' perception is the misconception that fungi are bacteria, and that there are no differences between these organisms. It is also possible to consider that for a significant part of the students it is not easy or natural to talk about fungi, which clearly shows the lack of familiarity and knowledge on the subject. Therefore, it is expected that the results of the present research will motivate and contribute to discussions aimed to improve the quality of Biology education in schools, especially when the subject in question is fungi.

Keywords: Fungi; Mycology teaching; High school; Students Perception; Public Understanding of Science.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline da Costa Silva

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas( IFSP). Mestre em Ensino de Ciências e Matemátuca (UNIFESP).

Ana Maria Santos Gouw, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

1998: Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (USP).

2005: Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (USP).

2013: Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (USP).

2014 - 2010 (atual): professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CAIN, M. L. Fungos. In: CAMPBELL, N. A.; REECE, J. B. Biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 636–653.

CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n. 5, p. 611-614, set./out. 2004.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004.

GATTI, B. A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v.28, n.1, p.13-34, jan./abr. 2012.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (orgs). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

JOHAN, C. S.; CARVALHO, M. S.; ZANOVELLO, R.; OLIVEIRA, R. P.; GARLET, T. M. B.; BARBOSA, N. B. V.; MORESCO, T. R. Promovendo a aprendizagem sobre fungos por meio de atividades práticas. Ciência e Natura, Santa Maria, v.36, Edição especial II, p.798-805, 2014.

MARQUES, M. F. O.; MORAES, T. S.; CARVALHO, F. L. Q. Percepção de estudantes da educação básica frente à utilização de jogos educativos na abordagem CTS, Curitiba, Paraná. In: JORNADAS LATINO-AMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 11., 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: Associação Latino-americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, 2016. Disponível em: http://www.esocite2016.esocite.net/download/download?ID_DOWNLOAD=12. Acesso em: 7 set. 2019.

OLIVEIRA, T. C. S.; SILVA, C. P.; ANDRADE, T. E. G.; SANTOS, R. F. M.; LIMA, A. S.; ROCHA, J. R. S. Percepção de macrofungos por estudantes de uma escola pública no nordeste do Brasil. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 9, n. 3, p. 54-63, dez. 2016.

PERSIJN, A. L. G.; SANTOS, S. X. O conteúdo de micologia na formação de professores da educação básica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA, 8., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Sociedade Brasileira de Micologia, 2016. p. 308. Disponível em: http://micolab.paginas.ufsc.br/files/2017/05/anais_2016_cbmy.pdf. Acesso em: 7 set. 2019.

PESSOA, T. M. S. C.; MELO, C. R.; SANROS, D. R.; CARNEIRO, M. R. P. Percepção dos alunos do ensino fundamental da rede pública de Aracaju sobre a relação da Microbiologia no cotidiano. Rev. Scientia Plena, Aracaju, v.8, n.4, p. 1-4, abr. 2012.

RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

SANTANA, M. D. F.; PEREIRA, S. J.; SILVA, A. L. M.; CASTRO, A. B.; ALBINO, U. B.; SILVA, R. A. R. A micologia nos livros didáticos: novos olhares e perspectivas sobre o ensino dos fungos no nível médio. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 64., 2012, São Luís. Anais... São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2012. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/resumos/resumos/4691.htm. Acesso em: 27 out. 2019.

SANTOS, J. E, F.; SILVA, E. M.; SILVA, B. W. C.; SANTOS, A. Q.; SILVA, R. N. M.; BEZERRA, W.; CARVALHO, D. A. Popularização da ciência: fungos, sociedade humana e meio ambiente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA, 8., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Sociedade Brasileira de Micologia, 2016. p. 315. Disponível em: http://micolab.paginas.ufsc.br/files/2017/05/anais_2016_cbmy.pdf. Acesso em: 7 set. 2019.

SENA, B.L.; SANTOS, S. X. Estudando fungos por meio de atividades práticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA, 8., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Sociedade Brasileira de Micologia, 2016. p. 318. Disponível em: http://micolab.paginas.ufsc.br/files/2017/05/anais_2016_cbmy.pdf. Acesso em: 7 set. 2019.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez: 2007.

SILVA, M. S.; BASTOS, S. N. D. Ensino de Microbiologia: percepção de docentes e discentes nas escolas públicas de Mosqueiros, Belém, Pará. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 3., 2012, Niterói. Resumos... Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2012. Disponível em: http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/ivenecienciassubmissao/eneciencias2012/paper/viewFile/414/285. Acesso em: 31 jul. 2019.

SILVA, J. C.; MACÊDO, P. B.; COUTINHO, A. C.; SILVA, C. H.; RODRIGUES, C. W. M. S.; OLIVEIRA, G. F.; ARAÚJO, M. L. F. Estudando fungos a partir de uma prática problematizadora e dialógica: relato de uma experiência no ensino médio em uma escola pública. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9., 2009, Recife. Resumos... Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2009. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R1273-1.pdf. Acesso em: 4 jul. 2019.

SILVA, A. C; MENOLLI JR, N. Análise do Conteúdo de Fungos em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio. Ciência & Ideias, Nilópolis, v. 7, n. 3, p. 236-274, set./dez. 2016.

SIMAS, E. S.; FORTES, S. T. Trilhando o mundo dos fungos: jogo didático para o ensino médio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA, 7., 2013, Belém. Resumos... Belém: Sociedade Brasileira de Micologia, 2013. p. 36. Disponível em: http://www micologia2013.com.br/LIVRO_DE_RESUMOS_DO_VII_CONGRESSO-BRASILEIRO _DE_MICOLOGIA.pdf. Acesso em: 4 jul. 2019.

TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, L. C. Microbiologia. Porto Alegre: Artmed, 2012.

TRABULSI, L. R.; ARTERTHUM, F. Microbiologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2005.

Downloads

Publicado

30-04-2021

Como Citar

SILVA, A. da C.; GOUW, A. M. S. A visão de estudantes concluintes do Ensino médio sobre fungos. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 113–128, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26046. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26046. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa