CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO REVISTA DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA V. 19, N. 34, 2023

20-04-2023

A Revista de Literatura, História e Memória, ISSN 1983-1498, Qualis B1, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), de periodicidade semestral, está com chamada aberta para o recebimento de artigos originais e inéditos para integralizarem sua próxima edição (v. 19, n. 34, 2023).

Em cada uma de suas edições a revista compõe-se de duas partes: um DOSSIÊ com temática definida, além de outra SEÇÃO, em fluxo contínuo, intitulada “Pesquisa em Letras no contexto Latino-americano e Literatura, Ensino e Cultura”, que agrega artigos diversos oriundos de pesquisa e estudos na área de Literatura.

 

DOSSIÊ: CONEXÕES AMEFRICANAS: MULHERES NO UNIVERSO LETRADO

 

As perspectivas decoloniais e feministas têm contribuído nas últimas décadas para ampliar a visão da historiografia literária, ainda centrada em autores e obras canônicas.

Lélia Gonzalez (1988) em seu ensaio “Por um feminismo negro afro-latino-americano” chama atenção para a importância do caráter multirracial e pluricultural no território latino-americano. Para ela, são elementos fundamentais para pensar as particularidades que dizem respeito às condições das mulheres latino-americanas, em uma ampliação de categorias identitárias antes estanques.

A ideia de “amefricanidade” apresentada por Lélia contribui significativamente para destacar as condições sócio-históricas que caracterizam a formação cultural dos povos latino-americanos. Levando em conta essa percepção voltada em examinar a produção de autoria feminina, a partir do processo histórico e a dinamicidade que representam as relações identitárias no contexto americano, este dossiê visa a evidenciar o diálogo entre essas vozes negras femininas nas diversas línguas (português, espanhol, francês, inglês, crioulos) e no conglomerado cultural que configura o continente americano.

Trata-se, portanto, de proporcionar um espaço de reflexão e de visibilidade para a produção de mulheres negras no continente americano, com o intuito de matizar a formação de “um grupo [de mulheres] articulado virtualmente em diálogos de leituras, silencioso, escrito e também realizado por meio de encontros” (PIZARRO, 2006, p.93), conforme ressalta Ana Pizarro.

A noção de “amefricanidade”, enfatizada por Lélia Gonzalez, bem como o conceito de "invisible college”, apresentado por Pizarro, no que tange à constituição de redes ou grupos femininos que potencializam o discurso da mulher intelectual, fundamentam a proposta deste dossiê da Revista de Literatura, História e Memória. Convidamos pesquisadores/as interessados/as em compor este dossiê a apresentarem seus estudos ligados ao(s) feminismo(s) latino-americano(s) no campo literário, em seus mais diversos matizes, explorando aspectos teóricos, estudos comparados, diálogos interartes, entre outras possibilidades que aprofundem as reflexões sugeridas nesta proposta.

 

ORGANIZADORAS:

Jacicarla Souza da Silva (Universidade Estadual de Londrina – UEL)

Viviane Araújo Alves da Costa Pereira (Universidade Federal do Paraná –UFPR)

 

SUBMISSÕES: até 30/09/2023