NEOCLASSICISMO COMO REGISTRO POÉTICO E NÃO COMO CURIOSIDADE

Autores

  • Pedro Guagliano Centurión

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v11i17.12173

Palavras-chave:

Neoclassicismo, historiografia, arcadismo

Resumo

O seguinte artigo visa traçar, dentro da visão de Antônio Candido, a importância social e histórica do movimento do arcadismo (neoclassicismo) como momento importante de redes de contato entre a Colônia e a Europa que resultariam em uma autoconsciência dos colonos como homens e poetas equiparáveis aos da metrópole. Para tanto irão se utilizar e cruzar informações sobre a definição de classicismo, neoclassicismo e arcadismo extraídas de estudos sobre as classificações históricas destes movimentos e tentando traçar as origens de fato da nossa poesia do século XVIII. Além destas referências o texto terá como objetivo mostrar as relações contextuais que definem os movimentos poéticos derivados do classicismo e como as manifestações poéticas, em especial o arcadismo, europeias são diferentes entre si. Tomaremos como base o princípio de que qualquer movimento poético é contextual e único tendo manifestações e consequências diferentes nos lugares onde ele se manifesta. A vertente brasileira será o foco do artigo e a sua importância histórica para a definição da literatura brasileira como sistema literário e estético engajado em questões humanas e políticas. Tentaremos demonstrar que até certo ponto a poesia colonial dos neoclássicos tinha uma certa identidade postulada por uma busca estética e não apenas como valor documental de registro histórico de um século, mas historiográfico e literário.

Downloads

Publicado

16-09-2015

Como Citar

CENTURIÓN, P. G. NEOCLASSICISMO COMO REGISTRO POÉTICO E NÃO COMO CURIOSIDADE. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 11, n. 17, 2015. DOI: 10.48075/rlhm.v11i17.12173. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/12173. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LITERATURA E SOCIEDADE