CONTOS INFANTIS E FÁBULAS: RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO SER CRIANÇA

Autores

  • Flavia Susana Krug

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v11i17.12201

Palavras-chave:

Imaginação. Criatividade. Criança.

Resumo

 RESUMO: O presente artigo versa sobre a relevância dos contos infantis e das fábulas, considerando-se o desenvolvimento da imaginação das crianças, destacando-se tópicos como fantasia nos enredos; contos e fábulas infantis voltados à formação do ser infantil e exploração dos recursos a partir do enredo dos contextos. Abordou-se a importância de se contar histórias com a finalidade de demonstrar a dimensão pedagógica que elas representam, bem como os aspectos que favorecem a criatividade infantil em uma abordagem reflexiva e analítica acerca do uso dessas narrativas. Nesse seguimento, enfatizaram-se, também, alguns criadores e suas obras clássicas a fim de reiterar aos leitores, amantes dos clássicos, por mais leituras de formação que se tenha adquirido até então, restar, ainda, uma considerável quantidade de obras por serem apreciadas. A influência, em particular, que a leitura dos contos infantis e das fábulas presenteia seus leitores, promovendo em cada encontro algo significativo e inovador, reafirma, por sua vez, que os livros não terminam de nos revelar o que realmente pretenderam. Contos infantis e fábulas apresentam-se aos leitores, sob forma de transformação social, geralmente, com final feliz, para mais tarde, conquistarem a condição da realidade, exprimindo desejos individuais ou coletivos até então, contidos. Com o intuito de resgatar a fantasia e a liberdade imaginária do leitor, em especial dos pequenos, ateve-se em fundamentar a função dos contos infantis e das fábulas, constatando a forma de suas figurações elementares ao longo dos séculos a fim de não dispensar sua funcionalidade e identidade, havendo tomada de consciência social.

 

PALAVRAS-CHAVE: Imaginação. Criatividade. Criança.

 

Downloads

Publicado

16-09-2015

Como Citar

KRUG, F. S. CONTOS INFANTIS E FÁBULAS: RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO SER CRIANÇA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 11, n. 17, 2015. DOI: 10.48075/rlhm.v11i17.12201. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/12201. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA