NUNCA MÁS! NUNCA MAIS! HORROR, GEOGRAFIAS, VARIÁVEIS E CALAFRIOS EPISTEMOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i26.22975Palavras-chave:
Antropologia, literatura, real, etnografias sensíveis, Argentina, Leopoldo Brizuela, ditaduras.Resumo
Resumo:
Neste artigo, pretendo fazer uma reflexão sobre a relação entre a antropologia e a literatura, bem como sobre o papel das emoções na pesquisa sobre etnografias sensíveis. A partir de uma abordagem de passados dolorosos, na Argentina, que remete para uma ditadura (1976-1983) com inúmeras atrocidades cometidas, e com um desaparecimento forçado de cerca de 30000 pessoas, questiono o papel dos terrenos sensíveis, e a necessidade de os abordar, para construir o porvir, numa relação entre passado e futuro, que escape ao presentismo. Procuro entender o papel continuado do medo, num terreno em que a ESMA, um centro de detenção, tortura e violência de Estado durante a ditadura Argentina (1976-1983), em Buenos Aires, se junta à abordagem de uma novela de Leopoldo Brizuela, Una Misma Noche, de 2012. Entre a ficção e o real, interroga-se a relação do imaginado, do imaginário e da realidade, explorando o limiar da etno-ficção (que não é etno-mentira), num terreno em que a neutralidade é impossível.
Palavras-chave: Antropologia, literatura, real, etnografias sensíveis, Argentina, Leopoldo Brizuela, ditaduras.
Abstract
In this article, I intend to reflect on the relationship between anthropology and literature, and question the role of emotions on sensitive ethnographies. From an approach of a painful past in Argentina, which refers to a dictatorship (1976-1983) with numerous atrocities committed, and with a forced disappearance of about 30,000 people, I question the role of sensitive lands, and the need to address them, to build the to come, in a relation between past and future, that escapes the presentismo. I try to understand the continuing role of fear in an area where ESMA, a center for detention, torture and state violence during the Argentine dictatorship (1976-1983) in Buenos Aires, joins the approach of a novel by Leopoldo Brizuela, Una Misma Noche, 2012. Between fiction and reality, the relationship between the imagined, the imaginary and the reality is questioned, exploring the threshold of ethno-fiction (which is not ethno-lie), in a terrain where neutrality it's impossible.
Keywords: Anthropology, literature, reality, Argentina, Leopoldo Brizuela, sensitive ethnographies, dictatorships.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.