A INTERAÇÃO ROMÂNTICA COM A NATUREZA: WUTHERING HEIGHTS, DA ESCRITORA EMILY BRONTË, E STREAMER IN A SNOWSTORM E THE SHIPWRECK, DO PINTOR WILLIAM TURNER
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.26099Keywords:
Emily Brontë, William Turner, Romantismo, literatura e pintura inglesa, natureza.Abstract
O presente artigo é um estudo interartes que tem por objetivo comparar duas produções inglesas de características românticas: o romance Wuthering Heights (O Morro Dos Ventos Uivantes, 1847), da escritora Emily Brontë (1818-1848), e as pinturas Streamer In A Snowstorm (Vapor Numa Tempestade De Neve, 1842) e The Shipwreck (O Naufrágio, 1805), de Joseph Mallord William Turner (1775-1851). Tomando como parâmetro metodológico uma pesquisa de origem comparativa, envolvendo a leitura de imagem e de texto literário, far-se-ão as análises das mencionadas pinturas criadas por William Turner e da prosa ficcional de Emily Brontë, deslindando a interação entre as suas respectivas criações com o tema da natureza, e pontuando, por conseguinte, o diálogo entre as obras enquanto representações importantes dentro do Romantismo inglês. Para a fundamentação teórico-crítica utilizamos estudos da área de literatura, artes visuais e filosofia, de autora e autores como: Márcia Cavendish Wanderley, Benedito Nunes, Anatol Rosenfeld, J. Guinsburg, Georges Bataille, E. H. Gombrich, Herbert Read, Friedrich Schelling e Michel Ribon.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.