A INTERAÇÃO ROMÂNTICA COM A NATUREZA: WUTHERING HEIGHTS, DA ESCRITORA EMILY BRONTË, E STREAMER IN A SNOWSTORM E THE SHIPWRECK, DO PINTOR WILLIAM TURNER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.26099
Agências de fomento

Palavras-chave:

Emily Brontë, William Turner, Romantismo, literatura e pintura inglesa, natureza.

Resumo

O presente artigo é um estudo interartes que tem por objetivo comparar duas produções inglesas de características românticas: o romance Wuthering Heights (O Morro Dos Ventos Uivantes, 1847), da escritora Emily Brontë (1818-1848), e as pinturas Streamer In A Snowstorm (Vapor Numa Tempestade De Neve, 1842) e The Shipwreck (O Naufrágio, 1805), de Joseph Mallord William Turner (1775-1851). Tomando como parâmetro metodológico uma pesquisa de origem comparativa, envolvendo a leitura de imagem e de texto literário, far-se-ão as análises das mencionadas pinturas criadas por William Turner e da prosa ficcional de Emily Brontë, deslindando a interação entre as suas respectivas criações com o tema da natureza, e pontuando, por conseguinte, o diálogo entre as obras enquanto representações importantes dentro do Romantismo inglês. Para a fundamentação teórico-crítica utilizamos estudos da área de literatura, artes visuais e filosofia, de autora e autores como: Márcia Cavendish Wanderley, Benedito Nunes, Anatol Rosenfeld, J. Guinsburg, Georges Bataille, E. H. Gombrich, Herbert Read, Friedrich Schelling e Michel Ribon.

Biografia do Autor

Tania Yumi Tokairin, Universidade de São Paulo/FFLCH

Doutoranda em Literatura Brasileira - DLCV, USP.

Downloads

Publicado

02-07-2021

Como Citar

TOKAIRIN, T. Y. A INTERAÇÃO ROMÂNTICA COM A NATUREZA: WUTHERING HEIGHTS, DA ESCRITORA EMILY BRONTË, E STREAMER IN A SNOWSTORM E THE SHIPWRECK, DO PINTOR WILLIAM TURNER. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 326–351, 2021. DOI: 10.48075/rlhm.v17i29.26099. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/26099. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA