Discurso sobre a Negritude e Uma tempestade

a liberdade como propriedade discursiva do enredo cesairiano

Autores

  • Rosilene Aparecida Froes Santos Unimontes
  • Marcio Jean Fialho de Sousa Unimontes
  • Rosana Froes Santos Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.29286

Resumo

Os discursos que permeiam a diáspora africana são construídos sob diversas perspectivas, encontrando-se e desencontrando-se, mas tendo como ponto em comum a conquista da liberdade. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo elucidar as relações entre Aimé Césaire e outros pensadores da diáspora africana, bem como refletir acerca das conjecturas propostas por esse poeta a respeito da “Negritude”, identidade, colonialismo e liberdade. Para a estruturação deste texto, estabeleceu-se uma aproximação entre a obra Discurso sobre a Negritude e Uma Tempestade, ambas publicadas por Césaire, com vistas a analisar alguns pressupostos que embasam o discurso desse autor, a idealização e fortalecimento do movimento da “Negritude”. Ao revisitar alguns autores que marcaram esse movimento, dentre eles Aimé Césaire, Léopold Sédar Senghor, Léon-Gontran Damas, buscar-se-á elucidar o contexto histórico no qual se firmou as bases da “Negritude” e, por meio da aproximação entre história e literatura, refletir acerca da reverberação de tal movimento nas práticas colonialistas e racistas.

Biografia do Autor

Marcio Jean Fialho de Sousa, Unimontes

Mestre e Doutor em Literatura Portuguesa. Professor de Literatura Portuguesa (Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES).

Rosana Froes Santos, Unimontes

Mestranda em Letras Estudos Literários (PPGL - Unimontes). Professora de Libras (Unimontes).

Downloads

Publicado

24-01-2023

Como Citar

FROES SANTOS, R. A.; FIALHO DE SOUSA, M. J.; FROES SANTOS, R. Discurso sobre a Negritude e Uma tempestade: a liberdade como propriedade discursiva do enredo cesairiano. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 32, 2023. DOI: 10.48075/rlhm.v18i32.29286. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/29286. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEATRO LATINO-AMERICANO CONTEMPORÂNEO: MEMÓRIA E TESTEMUNHO