Discurso sobre a Negritude e Uma tempestade
a liberdade como propriedade discursiva do enredo cesairiano
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.29286Resumo
Os discursos que permeiam a diáspora africana são construídos sob diversas perspectivas, encontrando-se e desencontrando-se, mas tendo como ponto em comum a conquista da liberdade. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo elucidar as relações entre Aimé Césaire e outros pensadores da diáspora africana, bem como refletir acerca das conjecturas propostas por esse poeta a respeito da “Negritude”, identidade, colonialismo e liberdade. Para a estruturação deste texto, estabeleceu-se uma aproximação entre a obra Discurso sobre a Negritude e Uma Tempestade, ambas publicadas por Césaire, com vistas a analisar alguns pressupostos que embasam o discurso desse autor, a idealização e fortalecimento do movimento da “Negritude”. Ao revisitar alguns autores que marcaram esse movimento, dentre eles Aimé Césaire, Léopold Sédar Senghor, Léon-Gontran Damas, buscar-se-á elucidar o contexto histórico no qual se firmou as bases da “Negritude” e, por meio da aproximação entre história e literatura, refletir acerca da reverberação de tal movimento nas práticas colonialistas e racistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.