Ficção histórica e o impulso arquivístico em história natural da ditadura e o material humano
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i33.29719Resumo
O artigo tenciona analisar duas ficções históricas, publicadas no século XXI, investigando a relação entre Literatura, História e documento. Particular atenção será dada ao tema do arquivo, especialmente pela leitura de alguns ensaios das artes visuais que tematizaram esse “impulso arquivístico”. A incorporação do arquivo ocorre pelo uso de fotografias e anotações de processo de investigação ao longo da narrativa, o que termina por levá-las à desestabilização de seu estatuto ficcional, porém os autores não abandonam o uso da nomenclatura romance para cada um de seus empreendimentos. História Natural da Ditadura abusa do recurso à fotografia, já O Material Humano extrapola na catalogação de nomes e no diário de investigação de sua pesquisa no arquivo. Ambas enfatizam o tema do desaparecimento do corpo e reiteram o hibridismo da composição do relato. Argumento que ambas são mais complexas do que a simples vinculação entre esses romances e o mimetismo do real, já que a utilização do documento não acontece apenas como prova, típico das referências do campo dos saberes da História profissional. Por fim, o artigo tenciona associar a incorporação de documentos nos relatos aos estudos do trauma, e seus limites, enquanto possibilidade analítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.