Submissão, silenciamento e invisibilidade: representações da violência simbólica na obra a vida invisível de Eurídice Gusmão de Martha Batalha
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i33.29861Resumo
Em perspectiva de pesquisa interdisciplinar, este trabalho busca analisar como a violência simbólica (BOURDIEU, 2019) contra as mulheres é representada no romance A vida invisível de Eurídice Gusmão (2016), da escritora brasileira Martha Batalha. O enredo tem como cenário o Rio de Janeiro da década de 1940, e traz como protagonista Eurídice Gusmão, a mulher que poderia ter sido, uma mulher cuja potencialidade, expressão e projeção social pública foram tolhidas pela opressão masculina na figura do pai e do marido. No romance, por diversas vezes, as personagens femininas são recorrentemente diminuídas e/ou violentadas sob o manto do mito da proteção e do cuidado masculino. Para tal análise, respaldamo-nos, também, nos estudos de historiadoras como Mary Del Priore (2004), para contextualizar a sociedade e a mulher dos anos 1940 no Rio de Janeiro, Michelle Perrot (2019), para refletir acerca do silenciamento das mulheres e Mikhail Bakhtin (2018 [1975]), para compreender as questões relativas ao cronotopo da obra, que constitui índices de identidade, principalmente, aos sujeitos mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.