Entre memórias e história em “lambões de caçarola (trabalhadores do brasil!)”
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i33.30718Resumo
RESUMO: Este texto apresenta uma análise da narrativa “Lambões de Caçarola (Trabalhadores do Brasil!)” (1984), de João Antônio, a partir da discussão sobre memórias de infância e o regime de governo do presidente Getúlio Vargas, em seus dois mandatos (1930-1945 e 1951-1954), demonstrando o ponto de vista crítico do narrador ao rememorar tais períodos da história do Brasil sob a perspectiva da criança e, na sequência, do adulto. Sedimenta-se este estudo nas reflexões de José Luis Romero, em América Latina: as cidades e as ideias (2004), principalmente no que tange ao uso do populismo, por parte de alguns líderes de nações latino-americanas, como forma de manipulação e opressão daqueles que se localizam à margem social.
Palavras-chave: Literatura Brasileira; História; Memória; Populismo; João Antônio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.