Tradução de literatura queer brasileira

uma análise da antologia cuíer (2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i35.31860

Resumo

Este artigo examina a tradução para o inglês de textos literários queer brasileiros, focando na antologia estadunidense Cuíer: Queer Brazil. O estudo parte da premissa de que a tradução é uma atividade complexa que envolve a negociação entre diferentes idiomas, culturas e ideologias, e que, portanto, não é um processo neutro, mas sim político e culturalmente carregado. O artigo analisa como a perspectiva queer pode questionar as práticas de tradução e como a tradução pode ajudar a aumentar a visibilidade de pessoas queer na literatura e na sociedade em geral. São analisados trechos do conto “Terça-feira gorda”, de Caio Fernando Abreu, e sua respectiva tradução para o inglês, “Fat Tuesday”, de Bruna Dantas Lobato, e evidencia-se, na tradução, o apagamento de alguns itens culturais brasileiros, bem como a reprodução de aspectos retratados das vivências queer. O artigo conclui que a tradução da literatura queer brasileira é uma atividade importante que pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e diversa.

Biografia do Autor

Guilherme Pereira Rodrigues Borges

Possui graduação em Letras/Tradução - Inglês (2014), Mestrado em Estudos da Tradução (POSTRAD - 2017) e Doutorado em Literatura e Práticas Sociais (POSLIT - 2023) pela Universidade de Brasília (UnB). Exerceu os cargos de professor substituto e professor voluntário do curso de Letras - Tradução (Inglês), no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência de pesquisa na área de tradução literária, especificamente em tradução e recepção de teatro de língua inglesa no Brasil.

Downloads

Publicado

07-08-2024

Como Citar

BORGES, G. P. R. Tradução de literatura queer brasileira: uma análise da antologia cuíer (2021). Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 1–23, 2024. DOI: 10.48075/rlhm.v20i35.31860. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/31860. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA