A literatura de autoria feminina no Ensino Médio

lacunas e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i35.32685

Resumo

Historicamente, mulheres foram subalternizadas e oprimidas pela dominação patriarcal. Com o passar do tempo e a luta feminista, muitas barreiras foram rompidas, como por exemplo a entrada da mulher no mundo das letras. No entanto, o patriarcado abafou suas vozes no meio literário e segue invisibilizando produções literárias de autoria feminina. Este silenciamento de nossas escritoras é reproduzido no âmbito do ensino, que dedica uma atenção maior ao estudo das obras de autoria masculina, negligenciando nossas autoras. À vista disso, este trabalho tem o propósito de identificar as lacunas relacionadas à abordagem da literatura de autoria feminina no Ensino Médio, bem como discutir a sua importância, buscando apontar uma possibilidade metodológica de ensino para um trabalho efetivo com uma obra escrita por mulher, através de uma proposta didática. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, na qual buscamos o suporte de autores e autoras que se voltam para os estudos na área da educação literária, como Cosson (2009), Zilberman (2012) e Silva (2005). Por fim, utilizando como base a sequência expandida de Cosson, apresentamos nossa proposta didática, a qual esperamos que possa inspirar a prática de docentes, nas aulas de literatura da educação básica.

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Publicado

09-08-2024

Como Citar

DE BRITO NEGROMONTE, G. K. A literatura de autoria feminina no Ensino Médio: lacunas e possibilidades. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 1–22, 2024. DOI: 10.48075/rlhm.v20i35.32685. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/32685. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA