Transcendendo as fronteiras do patriarcado
Questões de gênero em Um mapa todo seu, de Ana Maria Machado
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i38.34927Resumo
O presente artigo propõe uma análise do entrelaçamento entre história e literatura, buscando identificar questões de gênero no romance Um mapa todo seu, de Ana Maria Machado. Com embasamento em Antônio Candido (1985) e nas contribuições de Sandra Pesavento (2006), investiga-se como os fatores externos à obra reverberam nas criações artísticas e contribuem para a formação do produto literário. Ao analisar o romance de Ana Maria Machado (2015), o estudo examina os aspectos sociais de uma cultura patriarcal imbricada na narrativa, fundamentando-se em teóricos como Joan Scott (2019) e Pierre Bourdieu (2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e cunho exploratório, que busca verificar os elementos históricos imersos no romance e revelar o atravessamento de práticas sociais de uma cultura patriarcal dominante, sob o aporte teórico de Linda Hutcheon (1991) e Fredric Jameson (2007). Os resultados da pesquisa demonstram como o imaginário atua na construção do romance histórico e evidenciam, nos personagens, manifestações de uma cultura patriarcal. Destaca-se nesse contexto, a figura de Eufrásia Teixeira Leite como uma representação do movimento de subversão desse patriarcalismo cerceador, que se manifesta por meio de personas masculinas que simbolizam as imposições de dicotomias de gênero imperantes à época em que se desenvolve a narrativa.
Palavras-chave: Patriarcado. Questões de Gênero. Romance histórico. Ana Maria Machado. Um mapa todo seu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.