Filho de seu pai e filho de seus filhos: a releitura de O crime do padre Amaro no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v6i7.4489Palavras-chave:
Literatura e Cinema, O Crime do Padre Amaro, Eça de Queiros e Carlos Carrera.Resumo
O questionamento sobre a transposição de uma obra literária para o cinema que tendia a se concentrar no problema da ‘fidelidade’ foi redimensionado. A adaptação pode ser entendida, conforme propõem diferentes teóricos (Johnson, 2003) como uma forma de dialogismo intertextual; parte de uma teoria geral da repetição (pois as narrativas são de fato repetidas de diversas maneiras e em meios artísticos ou culturais distintos); como livre improviso em torno de um determinado tema; e levando sempre em consideração as circunstâncias históricas, culturais e políticas da adaptação. Compartilhando da idéia de que um cineasta não pega um livro e faz um filme já que em cada modalidade de arte os recursos são diferentes, ressalva-se, porém, que cineastas e romancistas têm em comum o exercício da escolha. A liberdade de organização do mexicano Carlos Carrera interessa-nos aqui como peça fundamental deste trabalho, na medida em que este diretor de cinema baseia seu filme O Crime do Padre Amaro na obra homônima de Eça de Queirós. O teórico e diretor de cinema Andrei Tarkovski (1994) argumenta que o cinema deve explorar os problemas complexos de cada época assim como eles servem, há milênios, à literatura, à música e à pintura. A escolha do diretor Carlos Carrera e do roteirista Vicente Leñero foi de transpor a obra de Eça de Queirós de 1875 para o ano 2002; e o Padre Amaro terá seu crime atualizado, explorando problemas de nosso tempo e justificando um dos ideais do Realismo: ser contemporâneo.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SOERENSEN, C. Filho de seu pai e filho de seus filhos: a releitura de O crime do padre Amaro no século XXI. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 6, n. 7, p. p. 317–331, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v6i7.4489. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/4489. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.