O FILHO ETERNO: CONFLUÊNCIAS ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E FICÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5891Palavras-chave:
história, memória, ficçãoResumo
Este estudo faz uma reflexão acerca do romance O filho eterno, de Cristovão Tezza, investigando o texto literário como lugar onde se exploram confluências entre história, memória e cultura. Com efeito, este trabalho se propõe a investigar os modos de reescritura no qual a história de vida do autor constitui material literário. No gênero romanesco, a contraposição polifônica e os problemas individuais concorrem para uma nova configuração de escrita que se caracteriza principalmente por uma narrativa que rememoriza o passado no tempo presente, dialogando com diversas áreas do conhecimento como a da psicologia, da antropologia, da filosofia e da sociologia, entre outras. No texto, narrado em terceira pessoa, o ficcional e o histórico interpenetram-se, deixando à mostra uma visão de mundo a partir de estruturas mentais construídas culturalmente. A narrativa termina por instaurar uma nova realidade que obriga a uma reflexão acerca do relacionamento entre pais e filhos.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
TOFALINI, L. A. B. O FILHO ETERNO: CONFLUÊNCIAS ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E FICÇÃO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 7, n. 10, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v7i10.5891. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/5891. Acesso em: 8 abr. 2025.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO AMERICANO
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.