JUCA MULATO: MÍSTICA E MODERNISMO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17793Keywords:
Lirismo, Mística, Juca Mulato, Menotti Del Picchia, LiteraturaAbstract
A leitura de Juca Mulato permite, mais do que investigar a temática da mestiçagem, da figura do caboclo em suas relações com o seu habitat natural - a natureza brasileira – como palco do drama de um amor impossível, adentrarmos em uma experiência narrativa em que o lirismo, somando a uma linguagem paradoxal em que “treva” e “luz”, “alma” e “mundo”, “ver” e “visão”, convergem em uma experiência de unificação e, também de morte, nos possíveis aspectos místicos que norteiam essa obra. Juca Mulato evidencia, assim, por um lado, uma poesia sertanista, de um regionalismo sentimental que, no contexto do modernismo nascente à época da sua publicação, remonta aos ideais do nacionalismo romântico almejando um sentimento de brasilidade através dessa personagem candidamente forte e, por outro, a relação universal do homem com a natureza mediante uma experiência amorosa revelando a universalidade literária dessa obra. Esse artigo tem, portanto, o objetivo de traçar alguns elementos presentes em Juca Mulato como tensão entre o estritamente regional e o universal que se expressaria pelos aspectos naturais, nos quais o poema se desenvolve, e religiosos ou místicos que se manifestam como elementos constitutivos da linguagem poética.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.