OPERAÇÃO SÍSIFO: PEDRAS E PÉROLAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i23.19579Keywords:
Leitura. Formação de leitores. Almanaque do leitor. Literatura e leitura.Abstract
A formação de leitores, enquanto um processo infinito enquanto dura, depende de conhecidas e, em contraste, inimagináveis mediações. O papel da família, da escola, dos meios de comunicação, das bibliotecas, da crítica especializada, das editoras é por demais conhecido. Como o caminho de iniciação à leitura é formado também por atalhos, o evoluir da história humana segue apontando para inusitados percursos de formação. Dada a importância crescente da comunicação e da tecnologia, mediações se configuram em espaços e com agentes incomuns, com recursos de múltiplas linguagens, combinados e integrados. Nesta ciranda de textos, livros, guias, congressos e cursos que constituem a formação continuada de professores, as atualizações atingem também o material didático que circula em salas de aula e que embasa o trabalho de formação de leitores no espaço escolar. Uma das propostas surgidas nestes últimos anos é o “Almanaque do leitor”, editado pela Editora Positivo em 2015-2016, que tem por princípio organizacional a relação entre literatura e formação de leitores. É composto por uma coleção de 10 volumes, que abrangem do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental de escolas de tempo integral, acompanhados dos textos literários e de um guia para orientar a mediação dos professores. Como autora deste Almanaque trago neste artigo certezas e dúvidas a respeito das limitações estabelecidas pela minha história de leitura presentes nos livros que escrevi.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.