MITOLOGIA, O DISCURSO DA ALMA: COMO A PSIQUE SE RELACIONA COM O PODER SOB A INTERFACE JUNGUIANA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i25.21326Keywords:
Literatura, Mitologia, PsicologiaAbstract
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo construir pontes entre a Mitologia e situações do cotidiano, como as relações do poder que encontramos desde os primórdios até a contemporaneidade. Para tanto, será demonstrado como as imagens arquetípicas presentes na mitologia demonstram, temas atemporais e universais presentes nas relações humanas, em todos os períodos da humanidade, juntamente com as lutas de classe, tema este profundamente estudado pela Análise do Discurso. A mitologia pode ser compreendida ainda como uma forma de Linguagem que expressa comportamentos e vivencias coletivas. Jung (2011) afirma que todo mito gira em torno de um tema central e parte de uma experiencia numinosa, cuja fonte é transcendente, ou seja, é proveniente do inconsciente, indo além da consciência. Para tal, será realizado uma leitura mitológica sob a ótica da Psicologia Analítica, a fim de demonstrar as imagens arquetípicas atualizadas, que expressam vivencias coletivas presentes nas relações de poder. Estudos entre Análise do discurso e a mitologia sob a interface Junguiana possibilitam atualizar o arquétipo. Para tanto, será utilizado os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, possibilizando a compreensão do contexto e que se apresentam como discurso em diálogo. Será utilizado o arcabouço teórico de autores como Pêcheux (1995 e 1997), Althusser (1980 e 1985), Jung (2011), Campbel (2008), entre outros, buscando o escopo teórico sobre mitologia, relações de poder, símbolo, arquétipo, entre outros temas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.