O teatro de Dias Gomes e a tradição do herói trágico

Authors

  • Lourdes Kaminski Alves

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v5i6.3134

Keywords:

Drama trágico, Personagens éticos, Dias Gomes.

Abstract

O fim da pólis grega representa o esgotamento da força vital em que se originou a
tragédia e por conseqüência, o fim da tragédia clássica, no entanto é notável a influência do
teatro antigo sobre o espírito ocidental, originando o drama trágico. Observa-se na obra dramática
de Dias Gomes um processo variado e formas, nem sempre homogêneas no que se refere ao
valor e às próprias aspirações artísticas, no entanto, tal obra se distingue, apesar de tudo, pela
unidade fundamental. Essa unidade reside no empenho conseqüente e pertinaz por valores
político-sociais, por valores humanos, preocupação com a realidade local e ao mesmo tempo
universal, pela criação de personagens morais, éticos que defendem valores humanos. Nesse
sentido, suas personagens se aproximam das personagens do teatro trágico.

Published

01-01-2000

How to Cite

ALVES, L. K. O teatro de Dias Gomes e a tradição do herói trágico. Journal of Literature, History and Memory, [S. l.], v. 5, n. 6, p. p. 137–150, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v5i6.3134. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/3134. Acesso em: 21 jun. 2025.

Issue

Section

Inter-relações entre Literatura e Sociedade