Representations of african brazilian based society and religions as found in O círio negro (2015) by Olívia Sarmento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i35.33342

Abstract

The corpus of this article is the short story O Círio Negro (2015), by Olivia Sarmento. The objective is to analyze the construction of the representation of religions of African origin, privileging Umbanda, through the social imaginary and the process of Outremizing Brazilian blackness present in the corpus. As a theoretical basis, the article will be guided by studies by Hanciau (2002), Molar (2009) and Munanga (2009), about Brazilian blackness; by Araújo (2006), Bosi (1980) and (2002), Candido (2009), Coutinho (1955) and Souza (2013) for their theoretical positions on literary regionalism; and by Verger (2012), in studies on African Cults and Voduns. As final considerations, it is pointed out that the tale reflects the reality of the Brazilian provinces of the period, where the great landowners carnally owned their enslaved women as a demonstration of power.

Author Biographies

Yasmine Louro, UFPI

Atua como professora efetiva de inglês da Educação Básica pelo Governo do Estado do Tocantins desde 2024. Atuou como professora da Educação Infantil Nível II pela Prefeitura de Porto Nacional/TO, de 2020 a 2024. Doutoranda em Letras, com concentração em Literatura, com linha de pesquisa em Literatura, cultura e sociedade, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestre em Letras, com linha de pesquisa em Teoria, Crítica e Comparatismo, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Literatura em Língua Inglesa pela Faculdade de Educação São Luís. Especialista em Arte e Educação Contemporânea pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Teoria Literária e Literatura Comparada pelo Instituto Líbano. Pós-graduanda em Ensino de Língua e Literatura pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP. Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica, pela UEMA/UEMASUL, 2016/2017, na área de Historiografia Linguística; em 2017/2018, desenvolveu PIBIC na área de Letramento de Língua Inglesa; e desenvolveu, no ciclo 2018/2019, PIBIC na área de Semântica, pela UEMASUL. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas da UEMASUL e o Grupo de Estudos em História e Literatura da PUC-Minas.

Diana Barreto Costa, UEMASUL

Coordenadora geral do programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão e Professora dos Cursos de Graduação em Letras (Licenciatura de Ensino) em Português, Inglês e Literatura e Línguas (Licenciamento de Professores) em Inglês e Literatura. Professora Adjunto IV, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais e de Línguas (CCHSL), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Literatura Inglesa (GEPLALA) e do Grupo de Estudos em Práticas Educativas e Formação de Professores (GEPEP), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Campus Imperatriz.

Published

26-08-2024

How to Cite

LOURO, Y.; BARRETO COSTA, D. Representations of african brazilian based society and religions as found in O círio negro (2015) by Olívia Sarmento. Journal of Literature, History and Memory, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 1–25, 2024. DOI: 10.48075/rlhm.v20i35.33342. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/33342. Acesso em: 17 may. 2025.

Issue

Section

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA