MEMÓRIA LITERÁRIA E INTERCULTURALIDADE EM “ELECTRA EN LA NIEBLA” DE GABRIELAMistral
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v11i18.13166Palabras clave:
Intertextualidade, Memória, MitoResumen
RESUMO: Considerar o processo de absorção e transformação literária, atuando crítica e historicamente é o objetivo deste artigo, ao propor um trabalho comparatista, sob uma análise intertextual, para compreender a relação do poema de Gabriela Mistral, “Electra em La Niebla” com a referência canônica do mito de Electra, pautada sobre tudo pelo valor poético de cada obra indistintamente, lembrando que, os textos se encontram produzidos em culturas, tempos e espaços diferentes. No poema mistralino o som e o sentido estão perfeitamente construídos, pode-se dizer que cada palavra fora lapidada com muito afinco, assim como descreve Paul Valéry. No jogo intertextual, a poetisa, sem dúvida por meio da alusão, re-significando palavras consegue remeter-se ao mito sem a necessidade de citar a procedência do mesmo, e, de uma maneira ímpar transmite a ação e o sentimento de seu personagem, justamente pelo trabalho realizado com a matéria verbal, cuja semanticidade da palavra no verso é tão exclusiva e única que até mesmo sua tradução torna-se uma missão muito difícil. Nesse trabalho com a linguagem poética nota-se que apesar de toda a presença intertextual por meio das referidas alusões, o poema traz outro cenário, expressa emoções e sensações novas, e, mantém-se o contínuo movimento da arte literária em um ato de circularidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.