A CONSTITUIÇÃO DO VIAJANTE TRANSCULTURAL: UM ESTUDO DE FIGURA NA SOMBRA, DE ASSIS BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v11i18.13216Palabras clave:
viajante transcultural, fronteira, identidade.Resumen
O presente trabalho centra-se no estudo do romance Figura na Sombra, do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil sob o intento de, partindo da compreensão das produções híbridas de história e ficção como modalidade de releitura crítica do, tratar do resgate memorial da biografia do naturalista francês Aimé Bonpland, figura que permaneceu à margem dos registros históricos, mas que agora se renova através da ficção. Essa possibilidade de reler a história materializada na obra literária gera múltiplas visões sobre o tempo pretérito e dá personalidade, origem e voz a essa figura silenciada, apresentando-nos a possibilidade de conhecer o passado pelo viés do anônimo. Viajante e grande estudioso da fauna e da flora americana, Bonpland ficou relegado à sombra e ao esquecimento, assim como o título insinua, abandonando a sua terra natal para estabelecer-se em definitivo no extremo sul-americano, onde integrou-se aos costumes, à língua e à identidade local após um longo período de andanças e trânsitos por diferentes países latino-americanos. A narrativa flerta, portanto, com questões relativas à formação identitária, trânsitos, travessia de fronteiras e processos transculturais em que o sujeito durante a sua jornada se renova no contato, nas trocas e nas relações com diferentes culturas, evidenciando, assim, um fenômeno pungente em toda a América Latina.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.