A (IM)POTÊNCIA DE LÍNGUA: TESTEMUNHO E EXCEÇÃO EM PRIMO LEVI
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v12i20.13566Palabras clave:
Testemunho, Estado de Exceção, Primo LeviResumen
O objetivo deste trabalho é analisar, a partir da obra de Primo Levi, o estatuto da escrita testemunhal e as dificuldades que ela coloca com relação a seu uso, especialmente pela historiografia (o que implica pensar, a partir das discussões encetadas no curso Arquivos Literários, as estratégias de arquivamento e de crítica). Partindo da consideração dos testemunhos de um sobrevivente do extermínio de judeus pelo III Reich, busca-se pensar a relação entre narrativa e acontecimento, bem como em que medida as aporias colocadas pela narrativa testemunhal apontam para o testemunho enquanto limiar da historiografia, e como todas as dificuldades do primeiro podem ser expansivas à segunda. Nesse sentido, considera-se o ato testemunhal atravessado de complexidades que desmontam as facilidades que pretendem ver na narrativa a transposição literal da experiência, bem como vislumbra na precariedade do testemunho (equilibrado em uma dupla dúvida) a (im)potência mesmo da língua que pretende responder ao intolerável.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.