POR DETRÁS DAS JANELAS – um estudo da religiosidade em O Guardador de Rebanhos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16295Palabras clave:
O Guardador de Rebanhos, Alegorias, Religiosidade PopularResumen
O presente escrito verifica a convergência entre a religiosidade apresentada pelo eu-lírico dos poemas d'O Guardador de Rebanhos e a religiosidade apontada por Moisés Espírito Santo (1990) como aquela que é comum a população provinciana portuguesa. Assim, analisam-se passagens em que as divindades cristãs são desconstruídas, suplantadas por elementos da natureza ou ídolos pagãos, tendo como ênfase o estudo do oitavo poema, no qual somos apresentados a figura de um Jesus transformado em Eterna Criança. Sustentados por Abreu (2004), Centeno (1993), Espírito Santo (1990) e Souki (2006) observamos que a obra assume caráter anticlerical por desconstruir as bases da igreja católica por meio da alegorização de seus símbolos, pois que Caeiro resignifica ídolos católicos a partir de um sincretismo religioso.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.