UM BREVE ESTUDO DE VINDIMA, DE MIGUEL TORGA

Autores/as

  • Cinthia Elizabet Otto Rolla Marques Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17692
Agencias de apoyo
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, PLI - Programa de Licenciaturas Internacionais

Palabras clave:

Miguel Torga, Douro, vindima, vinho.

Resumen

No romance Vindima, Miguel Torga homenageia os Durienses ou o "homo duriensis" (BORGES, 2006) e o Douro, uma região de Portugal onde se integra um dos centros vitivinícolas mais relevantes e característicos do mundo. Narra o trabalho de um grupo de vindimadores provenientes de Penaguião que segue para a quinta da Cavadinha na esperança de melhores condições de subsistência. Os trabalhadores colhem, transportam e sovam os cachos de uvas sob cláusulas de trabalho degradantes. Além dos explorados, há o retrato dos exploradores, duas famílias rivais que se distinguem moralmente pela procedência da situação financeira e pelas situações trágicas ou bem providas que ocorrem em cada linhagem. A obra revela o processo de transformação do fruto da videira em vinho, bebida apreciada, capaz de evocar sensações, emoções, penetrar em um novo mundo e que inspirou homens em épocas distintas. Apresentamos uma breve abordagem sobre o vinho em Portugal e sobre a região revelada pelo autor, o contexto da a palavra/título do primeiro romance escrito por Miguel Torga e alguns conceitos e contextos que nos apontem para uma reflexão literária. Pretende-se divulgar e valorizar a obra do literato transmontano, a Literatura Portuguesa, a região duriense e a tradição da vindima.

Biografía del autor/a

Cinthia Elizabet Otto Rolla Marques, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Licenciada em Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2014), em Letras Português/Italiano pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014) e em Artes Visuais pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2009). Ex-bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Ex-bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Ex-bolsista Capes no Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI. Experiência na área de Arte-Educação. Doutoranda em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Publicado

31-12-2017

Cómo citar

OTTO ROLLA MARQUES, C. E. UM BREVE ESTUDO DE VINDIMA, DE MIGUEL TORGA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 22, p. 297–312, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i22.17692. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/17692. Acesso em: 13 dic. 2025.

Número

Sección

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA