A RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA: UMA ANÁLISE DO LIVRO BAR DON JUAN
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i25.21667Palabras clave:
Literatura Engajada, Bar Don Juan, Ditadura Militar, Antônio Callado, Romance,Resumen
No Brasil, a partir da ditadura militar, difundiu-se um tipo de literatura não só preocupada com a estética e o entretenimento, mas também com questões políticas e sociais. Dentro dessa literatura, conhecida como literatura engajada, encontramos os romances produzidos pelo escritor e jornalista Antônio Callado. Por tratar-se de um jornalista com atividades movimentadas em grandes jornais brasileiros, o autor possuía grandes conhecimentos a respeito das situações políticas e sociais que enfrentava o país nesta época. Dessa forma, as situações reais vivenciadas no Brasil, entre as décadas de 1960 e 1970, serviram como tema principal para as suas principais obras. Dessas obras, destacamos e analisamos neste artigo o romance produzido em 1971, intitulado Bar Don Juan, nele Callado narra a tentativa de revolução de um grupo de militantes de esquerda contra um governo ditatorial. Dentro deste contexto, o presente trabalho objetiva realizar uma breve análise do livro a partir das postulações de uma literatura engajada. Além disso, busca-se discutir sobre a relação entre história e arte, na qual, as obras produzidas durante a ditadura podem ser vistas como documentos históricos. Para tanto, utilizaremos como principais fontes de pesquisas os trabalhos de Larizatti (1998), Cruz (2005), Silva (2010) entre outros.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.