AS MULHERES E SUAS HISTÓRIAS: FIDELIDADE E VIDA CONJUGAL EM A BELA INFANTA E A INCRÍVEL HISTÓRIA DA IMPERATRIZ PORCINA

Autores/as

  • Carolina Veloso Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i26.22332
Agencias de apoyo
CNPq

Palabras clave:

Poesia popular brasileira. História da literatura. Fidelidade feminina.

Resumen

Este trabalho é resultado das discussões suscitadas pelas pesquisas desenvolvidas sobre a literatura oral e popular brasileira, as quais tiveram como base o romance de tradição oral A bela Infanta, encontrado em 2011 na região sul do Rio Grande do Sul, de autoria de Rosa dos Santos Carvalho,  e o folheto nordestino A incrível história da imperatriz Porcina (2004), do cearense Evaristo Geraldo da Silva. Com o pressuposto de que as poéticas orais desempenhavam e ainda desempenham um papel relevante na sociedade, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da mulher tradicional no contexto das poesias populares de origem medieval e, mais amplamente, no imaginário social. Além de descrever o fascinante processo que essas poesias percorreram e continuam a percorrer, no tempo, nas culturas, nas sociedades, nas épocas, nas classes sociais, de modo a esclarecer a permanência dessas temáticas nas poesias populares da Idade média até contemporaneidade.

Biografía del autor/a

Carolina Veloso, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda  em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina, com bolsa de pesquisa CNPq. Mestra em Letras, ênfase História da Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG.

Publicado

31-01-2020

Cómo citar

VELOSO, C. AS MULHERES E SUAS HISTÓRIAS: FIDELIDADE E VIDA CONJUGAL EM A BELA INFANTA E A INCRÍVEL HISTÓRIA DA IMPERATRIZ PORCINA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 59–80, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v15i26.22332. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/22332. Acesso em: 17 may. 2025.

Número

Sección

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA