MEMÓRIA E HISTÓRIA EM O FANTASMA DE LUIS BUÑUEL: UMA ANÁLISE CRÍTICA EM “A NOITE DO PRINCÍPIO”.
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24101Palabras clave:
O fantasma de Luís Buñuel, memória, sociedade, história, ditadura militar.Resumen
O presente trabalho investigativo tem como principal objetivo uma análise do romance O fantasma de Luís Buñuel (2004), de Maria José Silveira, centralizando-se prioritariamente na primeira parte da obra, intitulada “1968 – Edu: a noite do princípio”. O romance em questão divide-se em cinco partes, cada qual centralizada nas ações dos cinco protagonistas, formando, assim, histórias que, embora interligadas, estruturam-se como narrativas independentes. A análise aqui empreendida centra-se primordialmente no aspecto memorialístico da narrativa, investigando, pois, de que maneira a estrutura desse romance – especialmente no que se refere ao foco narrativo e à constituição das personagens – contribui para a construção dos painéis da memória, nos seus aspectos individual e coletivo, relacionando-a ao contexto histórico do enredo: o período da Ditadura Militar no Brasil. Desta feita, referenciar-nos-emos, no que diz respeito ao conceito de memória, em Halbwachs (2003), Le Goff (2013), Pollak (1989, 1992) e Ricoeur (2008); no que tange aos aspectos relacionados ao campo da historiografia e da ficção, bem como de suas fronteiras, tomamos como base os estudos de Hutcheon (1991), White (1994) e Ricoeur (2008), por fim, as considerações de Candido (2009, 2014) sobre o modus operandi duma crítica literária de cunho sociológico foram, também, tomadas como referência para o procedimento de análise e interpretação da obra.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.