ESPAÇOS HETEROTÓPICOS, ROSTOS-PAISAGENS E ESPÉCIES COMPANHEIRAS: UM ESTUDO ECOCRÍTICO DA OBRA ROMANESCA DE GRACILIANO RAMOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24298Palabras clave:
Graciliano Ramos, Ecocrítica, Espaço, Literatura Ecosófica.Resumen
Este artigo consiste em apresentar uma leitura da obra romanesca do escritor Graciliano Ramos (1892-1953) numa perspectiva ecocrítica, ramo dos estudos literários que objetiva as interfaces entre a literatura e o meio ambiente. O trabalho articula as noções de espaço, heterotopia, rostidade e espécies companheiras para demonstrar as relações entre ser humano e ambiente na produção do consagrado romancista alagoano. Para tanto, lançamos mão da técnica de pesquisa bibliográfica, reunindo autores que auxiliem no processo de reflexão sobre os temas em jogo em tais obras, como Alaimo (2008), Bourdieu (1996; 2003), Brandão (2017), Deleuze e Guattari (2012), Gaard (2010), Glotfelty (1996), Foucault (2009) e Haraway (2017). Como resultado, verifica-se que a obra de Graciliano Ramos, além de ser um importante documento da realidade social brasileira, é também uma obra ecocrítica, no sentido de que se abre às reflexões sobre os lugares/espaços onde foram produzidas e onde se desenvolvem as narrativas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.