RESISTIR PARA EXISTIR: UMA ANÁLISE DA OBRA CANGACEIROS, DE JOSÉ LINS DO REGO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24720
Agencias de apoyo
Palabras clave:
Cangaceiros, resistência, literatura.Resumen
O presente trabalho tem por objetivo verificar como são construídos os aspectos de resistência presentes nos personagens de Cangaceiros, (1953), de José Lins do Rego. Nessa perspectiva, tencionamos discorrer acerca do processo utilizado pelo autor a fim de construir protagonistas que, embora no mundo da ficção, são delineadores de sujeitos às margens da sociedade, não obstante povoam um mundo paralelo ao dito “comum”. Assim, a obra nos apresenta personagens como fanáticos religiosos, cangaceiros e coronéis falidos e loucos, tangidos ao atual estado em que se encontram como meio de resistências às forças opressoras que assolam a região. Para auxiliar o nosso trabalho acerca dessas conjecturas, a ideia de resistência como tema, apresentada por Bosi, (2002), será o nosso fio condutor, uma vez que José Lins do Rego confecciona a obra Cangaceiros tendo como tema principal o conceito de resistência, por parte daqueles que estão às margens, expostos ao longo da narrativa.Descargas
Publicado
22-12-2020
Cómo citar
SILVA, E. C. RESISTIR PARA EXISTIR: UMA ANÁLISE DA OBRA CANGACEIROS, DE JOSÉ LINS DO REGO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 154–170, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i28.24720. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24720. Acesso em: 29 jul. 2025.
Número
Sección
DOSSIÊ LITERATURA E INTERARTES, DESDOBRAMENTOS ESTÉTICOS E CULTURAIS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.