SAMUEL BECKETT E O IRRACIONALISMO COMO EXPRESSÃO IDEOLOGICA DA BURGUESIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.25993Palabras clave:
Beckett, Decadência, Irracionalismo, Realismo.Resumen
A partir de uma realidade devastada pelos extremos do pensamento reacionário da primeira metade do século XX, Samuel Beckett (1906-1983) propõe uma ruptura com o realismo moderno, de modo a evidenciar o avançado estágio de decadência do modelo ideológico burguês. No presente artigo, discutimos justamente a influência desse contexto histórico-social no processo de composição da literatura beckettiana entre os anos de 1932 e 1953, sendo Dream of fair to middling women (1932), Murphy (1939), Molloy (1951), Malone morre (1951) e O inominável (1953) os romances que orientaram esse estudo em diálogo com a filosofia de Georg Lukàcs (1885-1971), dando ênfase às obras Marxismo e a teoria da literatura (1968) e The meaning of contemporary Realism (1969).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.