ENTRE GRITOS DEPENDENTES: A ÉCFRASE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.26035Palabras clave:
Écfrase. Poema satírico. Cinema brasileiro.Resumen
Compreendendo, de modo sucinto e direto, a écfrase como uma criação artística que tem por base outra criação artística, o presente artigo almeja estabelecer as possíveis correlações do poema “O Grito”, do livro Carta chilenas (1954), de José Paulo Paes, e da cena central do filme “Independência ou Morte, de Carlos Coimbra, realizado em 1972, ano comemorativo do sesquicentenário do acontecimento histórico, com o processo retórico clássico. Ambas as produções artísticas enfocadas tomam como matriz referencial ou fonte de origem o quadro de Pedro Américo, intitulado “Independência ou Morte”, finalizado em 1888, e que também é conhecido como “O Grito do Ipiranga”. Notadamente, contudo, os respectivos recursos estéticos modernos utilizados nas duas produções ultrapassam a simples representação descritiva e atribuem, contando com o repertório e a sensibilidade do receptor, outros desdobramentos e outras ressignificações aos registros historiográficos.
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