A MARGINALIDADE LITERÁRIA E O UNDERGROUND EM O CHEIRO DO RALO, DE LOURENÇO MUTARELLI
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.26757Palabras clave:
Literatura Underground, Prosa Marginal, Graphic novel, Skaz, Lourenço MutarelliResumen
O objetivo foi analisar O Cheiro do Ralo (2002), o romance inaugural do cartunista Lourenço Mutarelli. O propósito é compreender a linguagem underground na estrutura híbrida dentro da forma do gênero romance. As teorias selecionadas de Bakhtin sobre o plurilinguismo e o skaz fundamentam a pesquisa a partir do discurso social e o trabalho crítico de Will Eisner (2010) sustenta a entrada da voz do autor através do trabalho artístico, principalmente, na linguagem da graphic novel. O Cheiro do Ralo representa um trabalho mediador de inclusão da literatura underground amparado pela linguagem marginal, que é, por sua vez, evidenciado pelo imaginário artístico. O cartunista converge para a escritura contemporânea em uma linguagem original que "conta e mostra" enquanto imagem e voz social na Literatura Underground.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.