O FAUSTO NAS AMÉRICAS: MEFISTÓFELES E LEGBA NA ENCRUZILHADA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i30.27417
Agencias de apoyo
Prof. Dr. José Amálio de Branco Pinheiro (orientador de doutorado)

Palabras clave:

Literatura, intertextualidade, cinema

Resumen

O texto parte da figura mítica do Fausto, cuja origem histórica teria se dado na Alemanha, e percorre brevemente suas reverberações na própria Alemanha e em outros países europeus, como a Inglaterra e a França. Nessa cartografia de origem, serão caracterizadas algumas das mutações do Fausto em sua pactuação com Mefistófeles, das primeiras narrativas moralistas até a inserção na modernidade e a atualização do mito em novas incorporações e linguagens. Faremos uso do conceito de tecido fáustico, de Jerusa Pires Ferreira, para então acompanharmos o tema fáustico até as Américas. Nesse recorte, o foco estará na investigação de um certo Fausto potencialmente presente na América do Norte, mais exatamente no sul-sudeste dos Estados Unidos, onde nasceu o blues. Para tratarmos do surgimento do blues, porém, não temos como deixar de fora os chamados “mitos da encruzilhada”, trazidos da África Ocidental pelos negros escravizados.

Biografía del autor/a

Isabel Rebelo Roque, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Mestra em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição. Participa do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Cultura: Barroco, Oralidades e Mestiçagem", liderado pelo Prof. Dr. José Amálio de Branco Pinheiro, da PUC/SP (DGP CNPq/Lattes). Licenciada em Letras (Português e Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nove de Julho (1990). Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1985). 

Publicado

01-02-2022

Cómo citar

ROQUE, I. R. O FAUSTO NAS AMÉRICAS: MEFISTÓFELES E LEGBA NA ENCRUZILHADA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 17, n. 30, p. 325–344, 2022. DOI: 10.48075/rlhm.v17i30.27417. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/27417. Acesso em: 17 may. 2025.

Número

Sección

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA