ENTRE SOMBRAS E RUÍNAS – O ESPAÇO GÓTICO EM “O IMPENITENTE”, DE ALUÍSIO AZEVEDO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5885Palabras clave:
gótico, espaço, fantasma, conto brasileiro.Resumen
Aluísio Azevedo é comumente considerado como um dos, senão o maior expoente do Naturalismo no Brasil. O escritor tornou-se um dos mais profícuos de sua geração, transitando pelo romance, pelo teatro, pelo conto e pela crônica – nem sempre correspondendo ao modelo naturalista; pode-se dizer que parte de sua obra está mais para um romantismo até certo ponto hibridizado, folhetinesco, que para qualquer outra tendência do século XIX. O conto que aqui pretende se analisar traz em sua moldura elementos transplantados de alguns ideais românticos, principalmente aqueles ligados à morte, aos fantasmas e temores que, por sua vez, são herdeiros direta ou indiretamente do gótico europeu. O foco primordial da análise será a questão do espaço, como elemento gótico reinterpretado e adaptado à situação de escrita do final de século XIX, bem como ao lócus nacional. Sabe-se que, no gótico, o espaço funciona muito mais que um cenário onde se desenvolve a fabulação; sua constituição se dá como um dos elementos que caracterizam o estilo, mas também revelam estados interiores de certos personagens. O espaço no texto gótico promove uma reabilitação da Idade Média, não apenas sob o ponto de vista arquitetônico, mas funcionando também como evocação de mitos, medos e terrores daquilo que insiste em permanecer no homem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.