NADJA, A PITONISA MODERNA: O ENCONTRO SERÁ CONVULSIVO, OU NÃO SERÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i23.18241Palabras clave:
autoconhecimento, alteridade, devirResumen
O texto a seguir centra-se em Nadja (1928), grande obra da literatura surrealista escrita por Andre Breton. O recorte apresentado é parte da minha dissertação de Mestrado intitulada “Poéticas de tempo-espaço: Imagens em Nadja e La invención de Morel”. A partir da pergunta que abre a narrativa surrealista busco mostrar a jornada de autoconhecimento no qual se projeta Breton – autor e personagem – e a maneira como a figura de Nadja adquire importância neste processo, de modo que é possível dizer que há um antes e um depois da personagem feminina. Para tanto, utilizo como arcabouço teórico no que tange às questões do autoconhecimento e das cartas de tarô a autora Sallie Nichols (2001), que amparada na teoria de seu mestre Carl Jung, vai pensar a jornada de individuação a partir dos arcanos maiores do baralho de Marselha; para contextualizar o devir e anômalo, Deleuse e Guattari (1997) e ainda, de modo geral no que compete ao modo como compreendo as imagens poéticas que emergem do texto em sua complexidade, o pensamento de Gaston Bachelard (1998), entre outros autores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.