O Capitalismo e a sua influência na literatura simbolista: Baudelaire, Huysmans, Wilde e a estética da decadência no fim do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.25827Keywords:
Sociologia, Sociedade, Literatura, modernidade, simbolismoAbstract
Este artigo discute uma possível relação que pode ser observada entre a noção de capitalismo e a arte da segunda metade do século XIX, mais especificamente a chamada literatura decadentista, ou simbolista. Esse período no qual reinou a influência de Charles Baudelaire nas vanguardas artísticas, e nas formas de apresentar um indivíduo que nascia sob a égide de uma sociedade capitalista, teve na modernidade e em suas rupturas estéticas uma forma de expressão da individualidade mais voltada ao consumo. Com isso, através de uma análise sociológica de algumas obras literárias daquele momento histórico, busco analisar quais seriam os impactos desse capitalismo para a formação de uma mentalidade artística, e de ruptura social. Com os trabalhos de Joris-Karl Huysmans, de Oscar Wilde e a abordagem crítica dos sociólogos Karl Marx e Friedrich Engels, além do filosofo e pensador social Walter Benjamin, procuro traçar paralelos entre uma crítica social e uma produção artística, nas quais o conceito acerca do belo, e suas emanações, pareceriam apontar para uma crítica ao modelo capitalista da sociedade da época, principalmente a noção burguesa de realidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.